quinta-feira, 31 de agosto de 2017


Uso excessivo dos remédios

Quando surgem sintomas como febre, mal estar, dor no corpo, a primeira coisa que fazemos é procurar uma farmácia mais próxima. Infelizmente isto pode causar graves consequências a nossa saúde. Tendo isso em vista, os efeitos que o consumo exagerado de medicamentos pode causar podem ser graves. O consumo exagerado de medicamentos, assim como a automedicação, trás muitos malefícios nossa saúde. Por isso, diante de qualquer alteração clínica, procure a orientação de um médico especializado. São vários os medicamentos responsáveis pelas internações hospitalares, Porém, devido a sua venda indiscriminada, os que assumem a ponta da lista são: analgésicos, antitérmicos e os anti-inflamatórios. Vale lembrar que a maioria dos indivíduos que consomem os medicamentos anteriormente citados, o fazem sem orientação médica. Uma atitude que agrava ainda mais a situação. Para evitar as consequências do uso exagerado dos medicamentos devemos: Diante de sinais e sintomas de doença, procure a orientação de um médico especialista; Evite recomendações de vizinhos, amigos familiares ou pessoas que apresentam o mesmo quadro clínico; Não suspenda ou inicie um medicamento sem orientação médica; Evite fumar; Evite o uso de bebidas alcoólicas quando estiver em tratamento; Faça exercícios físicos, como caminhar, andar de bicicleta, nadar.

Os perigos da automedicação


A automedicação que pode ser considerada agente do alívio imediato, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. O uso de medicamentos de forma incorreta pode gerar o agravamento de uma doença, pelo fato de poder esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso excessivo destes medicamentos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, que impede que o tratamento seja feito da maneira certa. Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Omeprazol


Omeprazol é o medicamento mais usado quando o assunto são problemas e incômodos no estômago, muitas vezes conhecidos como úlceras gástrica, duodenal e a famosa gastrite.
Outras doenças que podem ser tratadas com esse medicamento: dispepsia funcional ou dor no estômago, hemorragia digestiva alta e prevenção de úlcera em pacientes que fazem uso contínuo ou tratamento prolongado de antibióticos, anti inflamatórios ou internados.Quando ingerimos qualquer comida ou engolimos algo, isso irá passar pelo processo de digestão que ocorre no nosso estômago, órgão extremamente ácido para que faça a desintegração e distribuição no organismo do que foi engolido.É nesse momento que entram as células parietais, responsáveis por secretar essa produção de ácido e com mais de um bilhão de cópias, fazem todo o processo de produção dos ácidos por meio das bombas de prótons.O Omeprazol age diretamente na ação dessa bomba de prótons, provocando o seu não funcionamento, reduzindo cerca de 95% dos ácidos nessa região, o que só comprova ainda mais o porque ele é o preferido dos medicamentos para o tratamento da acidez no estômago.


Rivotril

Ansiolítico faixa preta. Atualmente esta medicação tem prescrição restrita devido ao fato de afetar a memória, causar dependência e levar a depressão. Também pode desenvolver tolerância no uso sistemático. Composto por lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, óxido de ferro amarelo, óxido férrico, talco, estearato de magnésio. Rivotril é indicado para tratar crises epilépticas e espasmos infantis. Rivotril também é indicado para: Transtornos de ansiedade, do humor, síndromes psicóticas, síndrome das pernas inquietas, vertigem e distúrbios do equilíbrio, síndrome da boca ardente.





Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/bulas/10-rivotril-comprimido
Neosaldina

A Neosaldina é um dos medicamentos mais conhecidos no combate à dor de cabeça. É composto por Dipirona Sódica, Cloridrato de Isometepteno e Cafeína. Além de analgésico, o comprimido possui ação antiespasmódica, isto é, ele também promove o relaxamento muscular, embora em um nível menor. Para enxaquecas, ela é a escolha mais comum. Estas são as contraindicações para quem deseja usar a Neosaldina ou seu genérico: alergia a qualquer um dos componentes da fórmula, crises de hipertensão, discrasias sanguíneas, deficiência congênita de glicose, gravidez e na fase de amamentação. Pode causar alergia grave, irritação constante, pequenas hemorragias na pele, alterações das células do sangue. Além desses efeitos, pessoas que tenham histórico de doenças ou problemas nos rins não podem fazer uso do medicamento de forma alguma, pois em casos extremos ela pode afetar as funções do órgão.




Sivastatina


Sua composição é feita de sinvastatina, ácido ascórbico, ácido cítrico, amido, celulose microcristalina, dióxido de titânio, estearato de magnésio, butil-hidroxianisol, hiprolose, hipromelose, lactose monoidratada, macrogol, óxido de ferro vermelho, polissorbato 80 e talco. Se você tem alguma alergia ou reação com algum dos ingredientes acima, verifique corretamente com seu médico antes de iniciar o tratamento com esse remédio.
É um composto utilizado no tratamento de hipercolesterolemia e prevenção de aterosclerose. Sua principal função é a de reduzir as taxas do mau colesterol produzidas no fígado.É recomendado para pessoas que tem ou tendem a possuir doenças no sistema cardiovascular. O máximo que pode ser ingerido desse medicamento por dia, é de 80 mg, se excedido esse limite, procure um médico o mais rápido possível. Não é indicado para crianças, gestantes ou mulheres que estão na fase de amamentação pois pode interferir na formação do feto.

 

Levotiroxina

Resultado de imagem para puran t 4



 A Levotiroxina é um remédio de uso oral utilizado no tratamento do hipotireoidismo, bócio ou câncer da tireóide. Ela também é conhecida como Synthroid, Euthyrox e  Puran T-4. A Levotiroxina é indicada no tratamento do hipotireoidismo, ou seja, quando ocorre baixa produção de hormônios pela tireóide, no tratamento ou prevenção dos vários tipos de bócios, inclusive nódulos tireoidianos, tireoidite linfocítica subaguda ou crônica e tumores malignos da tireoide. Os efeitos colaterais da Levotiroxina incluem hipertireoidismo, aumento dos batimentos cardíacos, palpitações, arritmias cardíacas, dor no peito, dor de cabeça, nervosismo, excitabilidade, insônia, tremores, fraqueza, cãibras, suor excessivo, sensação repentina de calor, febre, perda de peso, irregularidades menstruais, diarreia, vômitos e erupções na pele com urticária. A Levotiroxina é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, infarto do miocárdio recente, tireotoxicose não tratada, insuficiência suprarrenal descompensada e hipertireoidismo não tratado. O uso da Levotiroxina na gravidez, amamentação e em pacientes com doenças do coração, doenças cardiovasculares, pressão alta, insuficiência da glândula suprarrenal, falta de apetite, tuberculose, asma ou diabetes só deve ser feito sob orientação médica, porque a dose pode ter que ser reduzida.



Losartana


A losartana potássica é uma substância que dilata os vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e o trabalho do coração para bombear. Dessa forma, este medicamento é muito utilizado para controlar a pressão arterial e aliviar sintomas de insuficiência cardíaca. A losartana está indicada no tratamento da pressão alta ou da insuficiência cardíaca, reduzindo o risco de surgimento de complicações graves como AVC ou infarto cardíaco. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do uso de Losartana incluem tonturas, diminuição acentuada da pressão arterial, cansaço excessivo, dor de cabeça, diminuição do açúcar no sangue, excesso de potássio no sangue ou anemia. Este remédio não deve ser utilizado por grávidas e mulheres a amamentar, assim como pessoas com problemas no fígado, com alergia a algum dos componentes da fórmula ou que estejam a fazer tratamento com remédios que contêm alisquireno.
    
 Conte para nós através dos comentários qual efeito o Losartana causa ou já causou sobre você!


Dorflex 
Dores de cabeça ou dores na coluna são muito comuns. O estresse por exemplo causa tensão nos músculos resultando em dor. Entretanto, pode ser aliviado com o medicamento certo e um deles é o Dorflex. Porém, ele possui riscos. Veja a seguir para que esse medicamento serve e quais são seus efeitos colaterais. Ele é indicado para dores de processos inflamatórios ou traumáticos, e também dores como tensão muscular e pode ser utilizado em caso de dores de cabeça. Seus riscos indicam que pessoas com problemas de coagulação em geral deve evitar esse medicamento porque a dipirona aumenta a tendência à hemorragia. Esse medicamento precisa ser usado com cautela por quem tem insuficiência cardíaca, taquicardia, arritmia ou qualquer problema cardíaco. Usado em grande quantidade também pode causar casos de agitação, vômitos, pele seca, náuseas, aumento da precisão na córnea, prisão de ventre, tonturas, alucinações e até mesmo coma.

Conte para nós nos comentários quais são os efeitos do medicamento em você!






Uso do Neosoro

Neosoro é um descongestionante nasal que tem função de aliviar secreções e o edema da mucosa nasal aliviando sua congestão. As alterações climáticas, ácaros, alergias, adenoides, entre outros quesitos nos tornam favoráveis ao uso desta medicação. Mas o uso desta medicação exageradamente pode agir de maneira controversa ao esperado, depois de certo tempo de uso, se torna vicioso, onde utiliza o descongestionando, em partes, para amenizar o próprio efeito causado por ele.


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Os 7 remédios mais vendidos no Brasil


A taxa de doenças crônicas e o aumento do uso de remédios controlados tem subido cada vez mais nas estatísticas da população brasileira. Dentre os medicamentos mais vendidos temos analgésicos, anti-hipertensivos, descongestionantes nasais e até ansiolíticos nisso listamos os 7 mais vendidos:

1.     Neosoro: descongestionante nasal
2.     Dorflex: analgésico que alivia a cefaleia (dor de cabeça)
3.     Losartana: regula a pressão arterial
4.     Sivastatina: reduz os níveis de colesterol
5.     Neosaldina: analgésico para cefaleia e anti-inflamatório
6.     Rivotril: ansiolítico, medicamento de tarja preta, visa suprir as necessidades individuais sem provocar uma condição inversa de excesso de hormônios tireoidianos.
7.     Puran T4 ou Levotiroxina: reposição hormonal para pacientes com hipotireoidismo
Se você conhece algum outro medicamento que está sempre nas vendas constantes, conte para nós nos comentários.








Apresentação

Esse blog foi criado com o intuito de deixar a população ciente dos perigos do uso de medicamentos sem prescrição médica. Para sua criação,foi constatado que muitas pessoas utilizam de medicamentos continuamente, e muitas vezes sem acompanhamento de um médico ou leitura da bula. Nosso blog traz aos leitores, todos os esclarecimentos, como contra-indicações, dosagem, e possíveis reações causadas por falta de esclarecimento.

(Uso excessivo de remédios)